O DJANHO!, festival de cinema fantástico de Curitiba, abriu inscrições para a oficina “Meu Primeiro Filme de Horror”. Na atividade, jovens de 13 a 21 anos participam de um processo de realização de um filme de gênero, que inclui roteirização, produção e gravação.
A atividade será oferecida em dois locais diferentes da capital paranaense. A primeira turma será no Teatro da Vila, na Cidade Industrial, na manhã dos dias 25 e 26 de setembro. A segunda turma será no Cine Passeio, no Centro, nos dias 28 e 29 de setembro. Após concluídos, os filmes, que terão duração de 3 minutos, serão exibidos na programação do evento.
Para participar, é necessário se inscrever até o dia 20 de setembro por meio de um formulário (https://forms.gle/iujd8ymJMCG1ibw2A), no qual os candidatos justificam seu interesse em participar da oficina. São 15 vagas para cada turma, com prioridade para estudantes de escolas públicas da cidade, mas as inscrições são abertas para a comunidade em geral.
A oficina “Meu Primeiro Filme de Horror” tem como objetivo estimular a criatividade e atuar como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento cultural. "Nosso objetivo é mostrar que, com criatividade e vontade, é possível fazer cinema de qualidade, mesmo com recursos limitados", afirma Paulo Biscaia Filho, diretor do DJANHO!.
Na edição de 2022 do DJANHO!, os filmes resultantes da oficina foram exibidos no Cine Passeio numa sessão que reuniu os jovens realizadores e a comunidade. O ator e produtor cultural Kenni Rogers, co-realizador da atividade e conhecido pelo trabalho com jovens da periferia da cidade, destaca o impacto transformador da oficina. "Queremos inspirar esses jovens a contar suas próprias histórias e, quem sabe, descobrir o próximo grande nome do cinema brasileiro."
Serviço:
Inscrições para a oficina “Meu Primeiro Filme de Horror”: https://forms.gle/iujd8ymJMCG1ibw2A
Prazo: Até 20 de setembro de 2024
Programação das oficinas:
-
Turma do Teatro da Vila - Dias 25 e 26 de setembro, das 9h às 13h
-
Turma do Cine Passeio - Dias 28 e 29 de setembro, das 14h às 18h no primeiro dia e das 9h às 13h e das 14h às 18h no segundo dia.
Mais informações: https://www.djanho.com e http://instagram.com/djanhofantastico
Ministrantes da oficina:
Paulo Biscaia Filho - Mestre em Artes pela Royal Holloway University of London. Professor na FAP-UNESPAR. Doutorando em História pela UFPR. Diretor de cinema e teatro pela produtora Vigor Mortis. Vencedor de mais de duas dezenas de prêmios internacionais por seus longas Nervo Craniano Zero (2012), Morgue Story (2009), Virgin Cheerleaders in Chains (2018) sua primeira produção nos EUA e A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti (2022). Autor do livro ‘Palcos de Sangue’ e dos dois volumes da graphic novel ‘Vigor Mortis Comics’.
Kenni Rogers - Bacharel em Artes Cênicas-Interpretação (FAP, 2012). Licenciado em Letras Português-Alemão (UNIOESTE, 2006). Pós-Graduado em Gestão Cultural (SENAC, 2011). Ator na Cia Vigor Mortis e diretor da Trupe Periferia, coletivo de teatro marginal formado por jovens da periferia do Paraná. É arte-educador, professor de teatro e incentivador de leitura na quebrada.